Articles, books and newsletters

Artigos, livros e informativos

Posicionamento do CARF sobre tributação na venda de imóveis por imobiliária optante do lucro presumido

A Câmara Superior do CARF (CSRF) negou seguimento a recurso especial apresentado pela Procuradoria contra acórdão que cancelou autuação fiscal, que exigia a apuração de ganho de capital sobre a venda de imóvel realizada por empresa do ramo imobiliário. A autuação fiscal se fundamentou na ocorrência apenas esporádica de vendas, o que, no entender da fiscalização, afastaria a classificação das receitas auferidas como operacionais.

A exigência do imposto sobre ganho de capital foi cancelada pelo CARF que, mantendo a jurisprudência da CSRF, entendeu que não há previsão legal que condicione a classificação de tais receitas como operacionais a volume ou frequência mínima de vendas dos imóveis, bastando que tal atividade conste do objeto social da empresa. O procedimento adotado pela empresa, qual seja, de inclusão do produto da venda no cálculo da receita bruta, para fins de apuração do lucro presumido, foi então chancelado pelo Tribunal.

Ao continuar navegando, você concorda com a utilização de cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com nossas Políticas de Privacidade.